Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

14 ago

Zé Eliton e Marconi reclamam de notícias falsas, mas também produzem as suas ao dizer que Caiado, em seus mandatos no Congresso, nunca fez nada por Goiás. Não é nem poderia ser verdade

A semana começou com o governador Zé Eliton e o ex Marconi Perillo postando nas redes sociais falas em que reclamam de notícias falsas, a exemplo, segundo os dois, das informações que circulam sobre dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado e a iminência de atrasos na folha de pagamento.

 

Mas os dois também produzem as suas notícias falsas. De viva voz, também em vídeos no Facebook e no Instagram, Zé Eliton e Marconi afirmam que o senador Ronaldo Caiado, em seus mandatos no Congresso Nacional, “nunca fez nada por Goiás”. Marconi foi mais agressivo ainda e disse que “o sr. Ronaldo Caiado nunca trouxe um prego para o Estado”.

 

Não é verdade, leitor. Nem poderia ser. É simplesmente impossível que alguém cumpra vários mandatos como deputado federal e meio como senador, caso do democrata, sem enviar emendas orçamentárias destinando recursos a municípios, entidades assistenciais e órgãos públicos do seu Estado de origem. Essas emendas são quase que automáticas, um direito reconhecido aos parlamentares federais. Caiado já transferiu para Goiás verbas no valor de R$ 100 milhões de reais, em seus anos na Câmara e no Senado, conforme ele mesmo demonstrou, em resposta a Zé Eliton e Marconi, também em vídeos divulgados pelas suas redes sociais. No site do candidato do DEM, há dezenas de matérias reportando o encaminhamento desses recursos.

 

Não corresponde à verdade, portanto, o que Zé Eliton e Marconi estão dizendo. E é uma atitude incoerente e anti-ética, o que eles sabem muito bem, já que protestam com razão quando são alvo das notícias falsas. O que não é correto é como estão se comportando quando as vítimas são seus adversários.