Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

15 ago

Notou esse detalhe na pesquisa Serpes/O Popular, leitor? Zé Eliton tem apenas 1,1% das intenções de votos na região Sudoeste, enquanto Caiado chega a 38,6% e Daniel Vilela a 19,3%. Veja bem: 1,1%

Um detalhe da maior importância e significado, na última pesquisa Serpes/O Popular, passou quase despercebido.

 

Na estratificação por regiões, o governador Zé Eliton tem apenas 1,1% das intenções de voto na região Sudoeste – onde estão cidades de expressão como Rio Verde, Jataí, Quirinópolis, Mineiros e Santa Helena. Já Ronaldo Caiado Caiado chega a 38,6% e Daniel Vilela a 19,3%.

 

A pesquisa mostrou que Zé Eliton caiu em todas as regiões do Estado. Mas a situação na região Sudoeste é gravíssima para o candidato tucano: os 1,1% das intenções de voto que ele tem correspondem ao mesmo índice obtido pelo candidato do PSOL Weslei Garcia, que também tem 1,.1% e nunca passou nem perto das vantagens em termos de visibilidade e exposição que a máquina governista garante a Zé Eliton.

 

Desde 7 de abril, quando assumiu, o governador só esteve em Rio Verde uma vez, em Jataí uma e em Mineiros uma. Ele ignorou a região, onde a sua recuperação é agora quase impossível: não há tempo, há aceitação forte a Caiado por ser uma zona de agronegócio identificada com a atuação do senador e, por último, é a terra natal de Daniel Vilela, que nasceu em Jataí e onde sua família sempre teve militância política.

 

Não poderia haver desastre maior para Zé Eliton.