Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

21 ago

Calendário das pesquisa: a nova do Grupom já pode ser publicada a partir desta quarta no Diário da Manhã. Exata, Directa e Serpes registram as suas, para divulgação a partir do dia 25

A pesquisa do instituto Grupom completa, nesta terça-feira, o prazo de cinco dias desde o registro e estará apta para publicação a partir desta quarta-feira, 22, no Diário da Manhã, como ocorre sempre.

 

Enquanto isso, a Directa e a Exata também pediram registro, a primeira no dia 19 e a segunda no dia 20, já estando correndo o prazo de cinco dias. Vale lembrar que as duas são as pesquisas em que o governador Zé Eliton sempre se sai melhor. Ambas costumam ser publicadas logo após levantamentos do Grupom, Serpes ou Diagnóstico, estratégia clara do governismo para tentar minimizar os maus resultados do candidato tucano, que não ganha pontos há quase um ano.

 

Também no dia 20, o Serpes solicitou o registro de mais uma rodada, que, assim, estará liberada para publicação a partir do dia 26, domingo que vem, em O Popular.

 

Veja o ranking de credibilidade dos institutos que estão atuando na presente eleição em Goiás, conforme a opinião deste blog, que segue, entre outros, o critério de alinhamento dos resultados e experiências em eleições passadas. Houve mudança na posição do Ibope, que passou para a classificação “credibilidade em alta” :

 

Serpes: credibilidade alta.

Grupom: credibilidade alta.

Diagnóstico: credibilidade em alta.

Ibope: credibilidade em alta.

Real Time: credibilidade em baixa.

Exata: credibilidade baixa.

Directa: credibilidade baixíssima