Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

30 ago

Maguito é dominante na campanha de Daniel. Isso é bom porque mostra respaldo de quem tem experiência, mas ruim ao evidenciar um candidato que é jovem, mas continua dependendo do pai

O ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela é presença dominante na campanha de Daniel, seu filho. Na maioria dos eventos – comícios, carreatas, caminhadas – Maguito está sempre à frente, dividindo o palco com o candidato do MDB ao governo. Em outras ocasiões, ele simplesmente lidera a mobilização, como na imagem acima, em que, com pinta de ser o candidato que não é, aparece junto com o candidato a vice Heuler Cruvinel comandando uma carreata(foto do Instagram de Heuler Cruvinel).

 

Isso é bom? Ou é ruim? A resposta é: nem tanto ao céu nem tanto ao mar. Maguito é um dos políticos com maior experiência administrativa de Goiás e seu respaldo, claro, conta pontos. Mas, por outro lado, quanto mais aparece ao lado de Daniel tanto mais transmite a imagem de que o filho não tem independência e que é seu tutelado.

 

Pelo sim, pelo não, Daniel Vilela não faz a menor questão de esconder Maguito. E nem Maguito se preocupa em minimizar o peso da sua sombra sobre Daniel – o que, não há como duvidar, afeta o discurso de renovação e de novidade do candidato emedebista.

 

A mensagem do MDB parece ser: vote em Daniel e leve Maguito de lambugem.