Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

30 ago

Nenhum dos 3 debates realizados até agora, inclusive pela audiência limitada, tem potencial para de algum modo se refletir a favor ou contra algum candidato nas pesquisas

Os três debates entre os candidatos a governador, até agora, pela rádio Interativa, pela Televisão Brasil Central e pelos sites A Redação, Diário de Goiás e Mais Goiás, não têm potencial para se refletir em qualquer mudança nas pesquisas.

 

É a opinião deste blog. Primeiro, porque ninguém se destacou por um desempenho excepcional ou por alguma ideia ou proposta realmente inovadora. Depois, em razão da baixa penetração dos veículos de comunicação envolvidos: a rádio Interativa, exatamente por ser uma rádio e elas têm público limitado; a TBC, que é apontada pelos órgãos especializados como de audiência traço, ou 0,00 a 0,02%; e os sites pela sua natural restrição de alcance, longe de se constituírem em veículos de massa.

 

Os três debates foram retransmitidos em tempo real pelo Facebook, Youtube, alguns sites e emissoras de rádio do interior. Não adianta. Os organizadores do “debate digital’, na manhã desta quinta, chegaram a falar em acompanhamento de 1.000.000 de internautas. Isso não tem a menor possibilidade e simplesmente não pode ser comprovado, como não foi. Os resultados, feitas as contas, são quase nulos. Mas a iniciativa é muito válida: melhor uma campanha com debates do que sem.