Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

10 set

Calendário das pesquisas: próximas são da Exata, apta a publicação a qualquer momento, do Diagnóstico, nesta terça, 11, no Diário da Manhã e mais uma do Fortiori, na próxima quinta, 13 (também no DM)

As próximas pesquisas sobre o andamento da atual eleição são a do instituto Exata OP, cuja publicação é aguardada para qualquer momento na Tribuna do Planalto, a do instituto Diagnóstico, com divulgação permitida a partir desta terça, 11, no Diário da Manhã, e mais uma rodada do instituto Fortiori, também no Diário da Manhã, a partir da próxima quinta, 13.

 

No fechamento desta nota, o instituto Directa entrou no TRE com pedido de registro de mais uma pesquisa, que poderá ser publicada de sábado, 15, em diante. O Directa já chegou a apontar, em suas pesquisas, o governador Zé Eliton como um fenômeno eleitoral, com 25% das intenções de votos.

 

Veja o ranking de credibilidade dos institutos, segundo a medição deste blog (critérios de tradição no mercado, qualidade técnica, alinhamento com a média das principais pesquisas e aceitação pública):

 

Grupom: credibilidade alta.

Serpes: credibilidade alta.

Ibope: credibilidade alta.

Fortiori: credibilidade alta.

Signates: credibilidade alta.

Diagnóstico: credibilidade em alta.

Real Time: credibilidade em baixa.

Exata: credibilidade baixa.

Directa: credibilidade baixíssima.