Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

11 set

Sinal amarelo: maior concentração de votos está em Goiânia, Aparecida, Anápolis e região e é aí que Marconi perde feio para Kajuru e Vanderlan, conforme a pesquisa Serpes/O Popular

O risco de derrota que o ex-governador Marconi Perillo enfrenta na eleição para o Senado é real e está ficando cada vez mais patente.

 

Das sete regiões pesquisadas pelo Serpes, Marconi perde em quatro. E pior: em Goiânia, tanto Marconi (12,4%) como Lúcia Vânia (12,1%) estão bem atrás de Jorge Kajuru (21,9%) e Vanderlan Cardoso (17,8%). No Centro, que inclui colégios importantes como Anápolis e Aparecida de Goiânia, Kajuru e Vanderlan também lideram, embora com menor vantagem sobre os dois governistas.

 

Vale lembrar, leitor, que o maior contingente de votos do Estado está justamente nessa área onde o ex-governador tucano está mais fraco, ou seja, a capital, Aparecida, Anápolis e região. É por isso que os seus índices gerais estão tão magros, hoje mostrando empate técnico com Lúcia Vânia, Kajuru e Vanderlan – conforme as duas últimas pesquisas do Serpes e do Diagnóstico. É claro que, nas pesquisas, o peso desses colégios já está balanceado. O que se quer dizer aqui é que são zonas eleitorais fortemente urbanizadas e, portanto, mais ativas em termos de propagação de tendências.

 

Com a disputa para governador praticamente decidida a favor de Ronaldo Caiado, a grande expectativa dessa eleição passa a ser a corrida pelas duas vagas no Senado.