Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

15 set

Pesquisa Directa, totalmente desalinhada com todos os demais institutos, transforma Zé Eliton em fenômeno eleitoral, com 26,2%, e aponta para o 2º turno. O problema é a credibilidade…

O jornal O Hoje publica neste sábado uma pesquisa do instituto Directa, revelando o governador Zé Eliton como verdadeiro fenômeno eleitoral, já com 26,2% das intenções de votos. Em 1º lugar, segue Ronaldo Caiado, com 36,8% e em 3º lugar Daniel Vilela, com 11,7%.

 

Ninguém acredita. Nem mesmo na base governista a pesquisa foi comentada ou replicada nas redes sociais. No Stories do candidato ao Senado Marconi Perillo, no Instagram, ele aparece rapidamente afirmando que “o 2º turno está confirmado, vamos trabalhar, vocês viram no jornal O Hoje” e só. Nem sequer os gráficos da pesquisa foram reproduzidos.

 

O Directa vem trabalhando nesta eleição em total desalinhamento com os demais institutos. Serpes, Grupom, Diagnóstico, Ibope, Fortiori e Signates têm divulgados levantamentos onde Caiado segue a caminho da vitória no 1º turno, já acima do índice de 43%, número que é comum a todos, dentro da margem de erro. Zé Eliton e Daniel Vilela, em todos, continuam empatados tecnicamente em 2º lugar, na faixa dos 10%.

 

Por tudo isso, a credibilidade do Directa acaba afetada e pode ser considerada entre baixíssima e nenhuma. A menos que o instituto seja o único a estar certo e todos os demais incorrendo em erro. Em pouco mais de 20 dias, as urnas dirão.