Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

19 set

Calendário das pesquisas: Fortiori foi suspensa, Ibope será divulgado pela TV Anhanguera na sexta, 21, à noite, e mais uma pesquisa da “virada”, pelo Directa, estará pronta para publicação na segunda, 24

A próxima pesquisa a ser divulgada sobre a eleição em Goiás será a do Ibope, na sexta-feira, 21, no Jornal Anhanguera 2ª Edição. O levantamento do Fortiori, previsto para esta quinta, 20, foi suspenso. E, para divulgação a partir de segunda, 24, o Directa está preparando mais uma pesquisa da “virada”.

 

O Directa é o único instituto a apurar índices elevados para o governador Zé Eliton. Na sua última pesquisa, Zé apareceu disparado com 26,2% das intenções de voto, em alta. O número serviu para embalar a propaganda da coligação tucana a propósito de uma iminente “virada” na eleição. Nenhum outro instituto confirmou os percentuais obtidos pelo Zé no Directa.

 

Finalmente, para o dia 30, um domingo, o Serpes deverá publicar em O Popular um novo levantamento.

 

Confira o ranking de credibilidade das pesquisas, conforme a avaliação deste blog (critérios de tradição no mercado, qualidade técnica, alinhamento com a média das principais pesquisas e aceitação pública):

 

Grupom: credibilidade alta.

Serpes: credibilidade alta.

Ibope: credibilidade alta.

Fortiori: credibilidade alta.

Signates: credibilidade alta.

Diagnóstico: credibilidade alta.

Real Time: credibilidade baixa.

Exata: credibilidade baixíssima.

Directa: nenhuma credibilidade.