Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

26 set

Pesquisa Real Time/TV Record, considerando-se a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, está alinhada com a Ibope/TV Anhanguera que a base governista tanto contestou

Os números revelados na noite desta quarta-feira pela pesquisa do instituto Real Time Big Data, via TV Record, são aproximadamente os mesmos da pesquisa Ibope/TV Anhanguera que a campanha de Zé Eliton e Marconi Perillo tanto contestou.

 

Senão vejamos: Ronaldo Caiado, na Real Time, teve 43%. No Ibope, 47%. Com a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, os dois resultados estão alinhados, pela diferença de um ponto. Zé Eliton teve 13% no Ibope e 18% no Real Time, números não tanto similares, mesmo considerando a margem de erro, mas ainda assim próximos (e é preciso esperar mais uma pesquisa, a do Diagnóstico, nesta quinta-feira no Jornal Opção, para uma visão mais clara) . E Daniel Vilela, 12% Ibope e 10% no Real Time, índices equivalentes se considerada a margem de erro.

 

Portanto, leitor, não há “virada” alguma, como apregoa a campanha do PSDB. Está tudo como dantes: Caiado vence no 1º turno, Zé fica em 2º e Daniel em 3º. Nada mudou.