Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

01 out

“Fake news”: Zé Eliton se agarra a pesquisa de instituto de amigo de Marconi para vender a possibilidade do 2º turno, mas o que o Intelligence mostrou é que Caiado ganha no 1º turno

A campanha de Zé Eliton se desesperou no esforço desumano de vender aos seus militantes que ainda há esperança de um 2º turno e que Zé não será massacrado por Ronaldo Caiado logo no 1º turno.

 

Os comunicadores palacianos investem pesado, nas redes sociais, tentando promover a pesquisa do instituto Intelligence, de propriedade de um dos blogueiros goianos de maior amizade com Marconi Perillo, o conhecido Luiz Gama, como uma prova de que haverá 2º turno.

 

Nada mais falso. Apesar de ligado a Marconi, o instituto de Luiz Gama fez um trabalho sério e publicou no Diário da Manhã a sua pesquisa, mostrando que Ronaldo Caiado vence no 1º turno. Com números alinhados aos demais institutos, dentro da margem de erro, o que confere credibilidade à sua pesquisa, o Intelligence deu Ronaldo Caiado com 40%, Zé Eliton com 16% e Daniel Vilela com 10%. Feita a transformação desses índices em votos nominais válidos, Caiado liquida a fatura no 1º turno com quase 54%.

 

Montado como se faz uma autêntica “fake news”, o card publicado pela campanha de Zé Eliton(print acima) nas redes sociais só faz referência aos 16% que ele alcançou, sem entrar em maiores detalhes da pesquisa, que não foi boa para a sua candidatura. Pegou mal.