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José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

01 out

Marketing de Zé Eliton tem a nova pesquisa do Directa (o instituto que chegou a dar o Zé acima de 26%) nas mãos e poderia ter publicado desde sábado, mas a Operação Cash Delivery mudou o cenário

O setor de marketing e comunicação da campanha de Zé Eliton recebeu na última sexta-feira, 28, data da Operação Cash Delivery, os resultados da última pesquisa do instituto Directa – aquele que sempre aponta Zé como fenômeno eleitoral, na última rodada com mais de 26% das intenções de voto).

 

Pela data em que foi registrado no TRE, o levantamento já poderia ter sido publicado desde sábado, 29. Mas o impacto da agenda policial que se abateu sexta sobre a campanha do PSDB parece ter mudado os planos. Geralmente, os estrategistas palacianos usavam as pesquisas do Directa para contrapor resultados negativos apontados pelo Serpes, Diagnóstico ou Grupom, com a sua divulgação logo após os trabalhos desses três institutos. Dessa vez, nada aconteceu – o que pode ser sinal (sem trocadilho e sem ironia) de que a campanha do PSDB está entregando os pontos .

 

As primeiras pesquisas do Directa foram encomendadas pela rádio Jovem Pan, que pertence a um dos marqueteiros da campanha tucana, Marcus Vinicius Queiroz. Posteriormente, os pedidos de registro ao TRE passaram a informar que o contratante era o próprio instituto.