Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

13 out

Erro fundamental da campanha tucana foi exigir voto de gratidão ao que foi feito nos últimos 20 anos. Veja o que Zé, Raquel, Marconi e Lúcia deveriam ter dito no lugar desse discurso de passado

“Nossa principal mensagem aos goianos é de agradecimento. Agradecimento pela chance que nos foi dada para trabalhar pelo nosso Estado nos últimos anos. Fizemos o possível para honrar essa demonstração de confiança, implantando obras e projetos que atenderam as necessidades de toda a população. Cuidamos com atenção e carinho de cada centavo dos recursos que os impostos pagos pela população colocaram nos cofres do Estado. Fazer o melhor era o nosso dever e foi o que procuramos fazer, às vezes cometendo erros, pelos quais nos desculpamos, aprendendo com eles a não errar mais, ampliando e melhorando os nossos acertos. Tudo o que foi feito de bom para Goiás era nossa obrigação fazer, para retribuir a maioria de votos que sempre recebemos. Por isso, somos gratos pela oportunidade que tivemos. Agora, pedimos mais uma vez o seu apoio, não para repetir os governos que você conhece e aprovou, mas para buscar novos caminhos para o crescimento social e o desenvolvimento econômico que trarão dias ainda melhores para a nossa gente. O governo que virá não será como os governos que você viu até agora, isso é passado, quando o que interessa é o futuro. O governo que a sua decisão livre e independente nas urnas produzirá será diferente, moderno, atual, com talentos renovados na sua equipe e ideias avançadas na cabeça. O governo será o que respeitosamente sabemos que os goianos querem e não o que nós queremos, por melhor que seja. Será o seu governo”.

 

Em resumo, este é o discurso que Zé Eliton, Raquel Teixeira, Marconi Perillo e Lúcia Vânia, traduzido em suas próprias palavras, deveriam ter entoado, do começo ao fim da campanha. Provavelmente, não evitaria a derrota, mas ela, com certeza, seria menor e menos humilhante. Em vez disso, passaram o tempo todo falando com arrogância em Vapt Vupt, Bolsa Universitária, Hugol, Cheque Moradia, legado, onda azul, virada etc etc, até ninguém aguentar mais e aí perderam feio. Concorda, leitor amigo?