Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

20 dez

Fátima Gavioli visita a Secretaria de Educação com dois pedidos: um diagnóstico atualizado e que todos os superintendentes e gerentes entreguem os cargos dia 31 de dezembro

A professora Fátima Gavioli, escolhida pelo governador eleito Ronaldo Caiado como sua secretária de Educação, visitou a pasta na tarde desta quarta-feira, na qual fez dois pedidos: quer um diagnóstico atualizado da área e que todos os superintendentes e gerentes entreguem seus cargos no próximo dia 31 de dezembro.

 

São esses os cargos que controlam todas as atividades da Secretaria, três dos quais ocupados por pessoas da mais estrita confiança da ex-secretária Raquel Teixeira: Rosana Cerosino, superintendente de Tecnologia; Cleber Amaral, gerente de Transportes; e Márcia Rocha Antunes, superintendente de Ensino Fundamental até há pouco tempo e atualmente superintendente de Diversidade e Inclusão. Coincidência ou não, esse é o trio que tem mais força na condução administrativa da Seduce.

 

Recebida pelo secretário Flávio Peixoto(foto acima) e o superintendente executivo Marcelo Ferreira Oliveira, a nova secretária não se demorou e gastou a maior parte do tempo conversando sobre generalidades.

 

Uma das missões que Fátima Gavioli recebeu de Caiado é desmontar a estrutura de controle que a ex-titular da Seduce Raquel Teixeira implantou em seus anos de poder e que impediu, por exemplo, que o então deputado federal Thiago Peixoto fosse bem sucedido no comando da Secretaria – já que não superou a influência de Raquel durante toda a sua gestão, da qual saiu praticamente queimado. Um dos fatores que potencializaram esse mau resultado foi a criação do Movimento dos Professores de Goiás – MPG, chefiado justamente por Márcia Rocha Antunes, que, sob orientação de Raquel Teixeira, infernizou a vida de Thiago Peixoto, juntamente com o Sintego, outro posto avançado administrado pela ex-secretária. Um detalhe: Márcia Rocha Antunes já está se aproximando da nova secretária, com quem se reuniu em particular, também nesta quarta, no escritório de transição do governador Ronaldo Caiado.