Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

21 jan

Impossibilidade de incluir Goiás no Regime de Recuperação Fiscal enfraquece Cristiane Schmidt e tira a justificativa para a sua permanência na Secretaria da Fazenda, que seria o trânsito com Paulo Guedes

A montagem do secretariado de um governo nunca é uma operação neutra e tem tanto preliminares quanto desdobramentos posteriores que correspondem a uma avaliação quase que diária de cada membro da equipe e suas vantagens ou desvantagens para o sucesso de uma gestão.

 

Assim, é fácil entender porque Ronaldo Caiado escolheu a economista carioca Cristiane Schmidt para a Secretaria da Fazenda (a ser inocuamente transformada em Secretaria da Economia): ela foi indicada pelo ministro da Economia Paulo Guedes, personagem de proa do governo Jair Bolsonaro, o que deu a Caiado a confiança – hoje praticamente frustrada – de que estariam abertas as portas para a inclusão de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal e o livre acesso às regalias que o programa oferece para Estados supostamente em dificuldades financeiras.

 

Isso é cristalino. Não haveria outro motivo para que um político experimentado como o novo governador importasse uma profissional de excelentes títulos acadêmicos, porém experiência zero em administração pública, para uma função tão decisiva da sua administração. Caiado foi ousado ao arriscar todas as suas fichas em Cristiane Schmidt e agora corre o risco de perder a mão inteira, com a iminente negativa do governo federal ao pedido de inclusão de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal.

 

Sem o RRF, o que justificaria a presença de Cristiane Schmidt em Goiás? Parece que nada ou muito pouco, o que pode até ser sentido pela ofensiva “fiscal” que o próprio Caiado desenvolveu desde sábado, falando sem parar sobre os números financeiros do Estado e anunciando cronogramas para o pagamento do funcionalismo… sozinho, sem ter ao seu lado a sua secretária da Fazenda, acompanhante obrigatória nesse tipo de assunto.

 

Ela simplesmente desapareceu.