Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

18 mar

Mabel manda mensagem ao blog sobre as palavras “judiar” e “judiação”, diz que não teve intenção de ser preconceituoso e que vai evitá-las de agora em diante

Este blog recebeu do ex-deputado e presidente da Federação das Indústrias de Goiás Sandro Mabel uma mensagem sobre o alerta aqui publicado quanto ao uso dos vocábulos “judiar” e “judiação” repetidas vezes na entrevista que ele concedeu a O Popular e postada em vídeo no site do jornal. Confiram:

“Caro JLB, esta sua observação não cabe em minhas colocações, que passaram longe do sentido antissemita da palavra. ‘Judiação’ é um termo que 80% dos brasileiros usam para expressar uma série de sentimentos de pena. Se alguém olhar nos dicionários contemporâneos, esta palavra recebe inúmeros significados, porém quase nenhum da forma como o blog quis sugerir. Mas é sempre um aprendizado, embora tenha usado a palavra sem a relacionar com a maldosa associação que o blog passou. De qualquer modo, estou sempre à disposição e por favor não deixe de publicar minha resposta. Em todo caso, como o uso da palavra judiação o incomodou, possivelmente deve ter incomodado outras pessoas e assim evitarei usá-la mais vezes, apesar de desde criança usar o termo sem nenhum, nenhum mesmo preconceito. Sandro Mabel”.