Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

26 abr

Pesquisa do instituto Paraná, publicada pelo Jornal Opção, confirma que Caiado perdeu quase metade do capital político que ganhou na eleição e só tem 36% de bom e ótimo

O governador Ronaldo Caiado, que superou a marca dos 60% dos votos na sua eleição, perdeu quase a metade desse capital político, conforme pesquisa do instituto Paraná, divulgada agora há pouco pelo Jornal Opção. O levantamento aponta Caiado com 6,6% de ótimo e  29,4% de bom (somando 36% de aprovação, portanto) , contra 25,7% de ruim e péssimo (a reportagem já apresentou esses quesitos totalizados e não os detalhou separadamente) e 35,5% como regular.

 

A matéria não revela quem encomendou a pesquisa nem traz dados importantes como regiões geográficas, cidades ou faixas da população consultadas. Os números também não batem: a soma de ótimo+bom+regular+ruim+péssimo deveria fechar em 100%, mas chega apenas a 97,2%.

 

O instituto Paraná é de credibilidade mediana, depois que a sua imagem foi afetada na campanha presidencial de 2014, quando divulgou índices apontando para uma vitória confortável de Aécio Neves no 2º turno contra Dilma Rousseff.

 

A pesquisa sobre o desempenho de Caiado tem outros itens, todos favoráveis ao governador. Em um deles, diante da pergunta direta sobre se o entrevistado aprova ou desaprova a atual gestão, 59,9% disseram que sim e 33,5% informaram que não. Com os 6,7 que não quiseram responder, o total foi a 100,1%  – conta também estranha, já que igualmente deveria ter concluído com 100%.