Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

19 mar

Medidas cada vez mais duras reforçam a liderança de Caiado para enfrentar a crise do novo coronavírus em Goiás e dão projeção nacional para o governador

Vão bem, no âmbito de Goiás, as medidas de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus – em um processo que está sendo comandado com energia (reconhecida até pelo ex-deputado federal e presidente estadual do MDB Daniel Vilela) pelo médico e governador Ronaldo Caiado. Está mais do que demonstrado que não falta coragem para decisões que podem até provocar alguma reação, mas devem ser adotadas para garantir a segurança das goianas e dos goianos neste momento que não é local nem muito menos nacional e, sim, mundial.

A progressiva radicalização das precauções pelo governo está acontecendo a cada dia: parece haver na sociedade um sentimento de confiança em relação a Caiado, que, seja pela sua formação, seja pela sua notável experiência política, está consolidado como uma liderança adequada para a situação de crise que sobreveio sem ninguém esperar – com reconhecimento nacional. É provável que a suspensão das aulas, de todos os eventos de natureza coletiva e o fechamento do comércio não sejam suficientes e e precisarão ser complementadas com ações ainda mais efetivas, como o trancamento das fronteiras e a proibição da circulação interurbana, a exemplo do ocorrido em outros países.

Haverá um preço – e alto – em termos econômicos a pagar para superar a onda da doença, mas… é a vida, leitora e leitor, e é melhor que prossigamos nela com algum prejuízo, porém todos respirando e os mais saudáveis possíveis.