Se não tivesse dinheiro para pagar e em Goiânia, Maguito já teria sucumbido. Máquina ECMO é uma tecnologia recente, só encontrada em hospitais de ponta e caríssimos como o Albert Einstein
O MDB e o filho Daniel Vilela fazem o que podem, desde o 1º turno, para encobrir a verdadeira situação do candidato do partido a prefeito de Goiânia Maguito Vilela. Mas o fato é que ele está em estado gravíssimo, sobrevivendo às custas de aparelhos que substituem suas funções vitais, como respiração, bombeamento de sangue e filtragem renal. Maguito, sem as máquinas às quais está hoje ligado, já teria sucumbido.
Apesar das “comemorações” contínuas, insanas e eleitoralmente malandras de Daniel Vilela, apontando, como o fez novamente nesta quinta, 19 de novembro, em entrevista à rádio Sagres, para melhoras que nunca acontecem, Maguito está em coma induzido e submetido a um tratamento que não é consenso médico. A ECMO é uma tecnologia recente, que demanda mão de obra altamente qualificada e não é encontrada na maioria esmagadora dos hospitais brasileiros. Digamos, é um tratamento de luxo, reservado a poucos – ou seja, àqueles que têm dinheiro para bancar a conta. Supre, artificialmente, a falência múltipla dos órgãos do doente.
A vida de Maguito, na prática, está no momento fora do seu próprio corpo. As consequências desse tratamento heróico são desconhecidas, mas com certeza o impedirão, caso sobreviva, de levar uma vida habitual para sempre. Atuar como gestor administrativo de uma cidade como Goiânia, nem pensar. Não será possível, isso se superar as suas agruras. Os aparelhos a que ele está conectado fornecem uma sobrevida, mas, ninguém admitirá, com chances escassas de sucesso.
O MDB e Daniel Vilela, sem compaixão pelo pai e paciente, podem, como parecem dispostos, continuar a mentir para tentar ganhar a eleição. Mas é uma desumanidade insistir em uma candidatura de alguém que não tem e jamais terá novamente condições de saúde para uma existência normal, claro, se escapar ao pior. A verdade precisa vir à tona, em se tratando de uma disputa eleitoral pela prefeitura de Goiânia, com reflexos para toda a população e não para uma única família.