Rescaldo eleitoral(3): com fórmula padrão de marketing, Jorcelino Braga vence nos principais municípios e se consagra como o maior estrategista de comunicação política da história de Goiás
A maioria dos candidatos para quem o marqueteiro e ex-secretário da Fazenda (governo Alcides Rodrigues) Jorcelino Braga trabalhou nas eleições deste, nos principais municípios do Estado, venceu. Braga não dá declarações e não revela para quem presta serviços, mas sabe-se que fez as campanhas vitoriosas de Maguito Vilela (1º turno em Goiânia), Roberto Naves (1º turno em Anápolis), Adib Elias (Catalão), Paulo do Vale (Rio Verde), Humberto Machado (Jataí), Marden Jr. (Trindade) e possivelmente mais alguns, anotando-se que perdeu somente em Senador Canedo, com Divino Lemes (derrotado por Fernando Pellozo).
É um portfólio espetacular, não apenas com relação às eleições deste ano, mas incluindo também um vasto acervo de vitórias passadas (como Iris Rezende em Goiânia, em 2016), que ninguém do ramo ostenta em Goiás. Maguito e Naves, que continuam contando com Braga, caminham para ganhar o 2º turno, engrossando ainda mais o conceito profissional do dono da produtora Kanal Vídeo, hoje perto de se transformar em uma lenda pelo volume de campanhas bem sucedidas que acumula.
A linha de marketing adotada por Braga dispensa invencionices e vai direto ao ponto, com fartura de cenas de eleitores elogiando os candidatos e falas desses sempre com frases curtas e objetivas. Não gosta de promessas exageradas e é adepto da reexposição da biografia de cada cliente, mesmo sobejamente conhecidos como Maguito em todo o Estado ou Adib Elias em Catalão, por exemplo. Os programas de televisão, para todos eles, neste ano, tiveram a mesma estrutura e praticamente o mesmo conteúdo, adaptados a cada cidade, claro. Houve quem criticasse. Mas deu certo. E com duas viradas (Goiânia e Anápolis), o que aumenta a credibilidade – e provavelmente os honorários – do marqueteiro. Um detalhe: se precisar bater, Braga não hesita e mostra a cobra e o pau, como agora com a artilharia que a campanha do MDB abriu contra Vanderlan Cardoso. Não à toa, foi elogiado pelo Jornal Opção por representar, no campo da comunicação, o que Pelé, Messi e Neymar são para o futebol.
Mesmo assim, Braga tem um calcanhar de Aquiles. Ele só conseguiu ajudar a eleger um governador de Estado, Alcides Rodrigues, em 2006, o que foi atribuído, na verdade, muito mais ao prestígio popular elevado que o então governador Marconi Perillo tinha, então, à altura de eleger um poste. O marqueteiro tentou com Demóstenes Torres, Vanderlan Cardoso (2 vezes) e Daniel Vilela, alcançando resultados pífios com todos. 2022, quando provavelmente estará mais uma vez no time do MDB, será a chance para tentar tapar essa brecha do currículo, tudo indica que infelizmente contra um candidato que desde já prenuncia-se como favorito, o governador Ronaldo Caiado.
Atualização, às 12hs, em 20/11: agora há pouco, o site Diário de Goiás divulgou declarações do governador Ronaldo Caiado com críticas à campanha do MDB e ao trabalho do marqueteiro Jorcelino Braga. “O marketing da campanha de Maguito Vilela só usa o horário de rádio e TV para atacar as pessoas e mentir”, resumiu o governador. Essa avaliação tem importância porque os programas de televisão emedebistas estão sendo acusados de faltar com a ética ao aproveitar a trégua aberta pelos adversários em solidariedade ao padecimento do candidato para atacar duramente Vanderlan Cardoso.