Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

29 jan

Com avanços notáveis na segurança pública, Caiado quebra paradigmas e prova que governos podem resolver desafios que antes imaginava-se eternamente insolúveis

Em dois anos, o governador Ronaldo Caiado provou que desafios antes considerados insolúveis podem, sim, ser enfrentados e resolvidos. O exemplo mais notável é a segurança pública, que hoje chegou a um nível em Goiás jamais sonhado em qualquer época e sem igual em nenhuma outra parte do país. Todos os índices de violência e criminalidade caíram drasticamente. Alguns tipos de ocorrências, como assaltos a bancos, desapareceram. Nestes três últimos dias, só para citar o novo padrão de eficiência alcançado pelas polícias civil e militar comandadas pelo governador, uma operação da polícia civil prendeu aproximadamente 200 homens suspeitos de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e outros crimes contra mulheres. Cerca de 400 policiais nas 19 regionais da PC participaram da ação.

Todo dia tem coisas parecidas. Os governantes do passado reclamam, esperneiam, tentam se justificar, mas o fato é que a política de segurança mudou para valer em Goiás. E radicalmente. Só para que se tenha uma ideia, o seguro de uma pickup cabine dupla, sonho de consumo da bandidagem estadual até há pouco tempo, caiu de R$ 16 mil anuais para R$ 6 mil, devido a colossal redução do risco para as companhias vendedoras de apólices para veículos. Os “profissionais” dedicados a esse tipo de roubo ou foram exterminados em confrontos com agentes policiais ou mudaram de profissão ou foram embora para outros Estados, como reza o mote que resume a repressão ao crime em Goiás desde que Caiado assumiu.

Agora, vejam essa, leitores e leitores: militares da Rotam, a unidade da Polícia Militar responsável pelas intervenções mais pesadas no combate à marginalidade, revelam extraoficialmente que têm tido muito menos trabalho do que antigamente. Este blog ouviu a informação de fontes privilegiadas. Não é brincadeira, é realidade. Em última análise, isso demonstra que Caiado conseguiu passar a mensagem correta para o público certo, isto é: delinquentes não têm trégua e são caçados impiedosamente, tal como aconteceu com os agressores de mulheres nos últimos dias. Goiás, definitivamente, deixou de ser a disneylândia de quem gosta de viver à margem da lei.