Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

05 nov

O que Caiado e Lula têm em comum: o social

Pesquisas na reta final das eleições em Goiás mostravam que o governador Ronaldo Caiado tinha mais votos compartilhados com Lula e menos com Jair Bolsonaro.

Fácil entender: o pesado investimento em uma coleção de programas sociais ampliou a aceitação de Caiado na faixa de até 2 salários-mínimos, disparadamente o maior contingente do eleitorado – responsável, em última análise, pela vitória de Lula.

Em 2018, Caiado se elegeu sem prometer programas sociais. No poder, sensibilizou-se com os levantamentos que apontavam para a situação de penúria de largos segmentos das goianas e dos goianos e resolveu priorizar políticas públicas de solidariedade para atender a irmãs e irmãos em situação de vulnerabilidade. O seu primeiro governo pode ser definido como de centro-esquerda, à semelhança dos mandatos de Lula como presidente da República, pela prioridade deferida ao social.

Agora, o segundo mandato será assumidamente dedicado a reduzir a pobreza em Goiás. Venhamos e convenhamos: mais importante que qualquer obra, ideologia ou meta econômica. Tal e qual Lula no plano nacional.