Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

25 nov

Resolvida a questão do agro, foco agora é o secretariado

A nova contribuição fiscal dos produtores rurais, aprovada pela Assembleia Legislativa, só depende agora de uma regulamentação do governador Ronaldo Caiado. Sairá nos próximos dias.

Assunto encerrado, portanto. O foco agora é a montagem do secretariado do segundo governo de Caiado. Afora as obviedades – Adriano Rocha Lima, Fátima Gavioli e Pedro Salles, por exemplo -, podem vir grandes e interessantes novidades.

Alexandre Baldy deve voltar para a Secretaria da Indústria & Comércio. Junto levaria a Codego, cujo presidente seria indicado por ele em conjunto com o prefeito de Anápolis Roberto Naves. A Saneago, nesse caso, continuaria com Ricardo Soavnisky, visto como alguém que se saiu bem no cargo e ficaria para processar a venda de 49% do controle acionário da companhia.

Uma revolução: a delegada da Polícia Federal Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente na Secretaria de Segurança Pública. Um passo que nenhum governador antes de Caiado ousou dar. Oooops: e ninguém no Brasil teve jamais a audácia de encarar, ou seja, colocar uma mulher no comando de um aparelho policial estadual.

O deputado federal Lucas Vergílio, que não se reelegeu, ganhou o coração de Caiado e irá para a Secretaria de Esportes.

Mais uma: o presidente da Assembleia Lissauer Vieira, mesmo tendo se posicionado contra o projeto da taxação do agro, tem passe livre para o secretariado. Se quiser, vai. Para onde, depende ainda de novas conversas com o governador.