Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

15 mar

Contra pesquisas não há argumentos: o recorde de Caiado, segundo a voz do povo

O governador Ronaldo Caiado acaba de cravar um recorde: sua aprovação, segundo a voz do povo, ou seja, o insuspeito instituto Serpes, alcança 61,9%, conforme pesquisa fechada nesta semana. E não há nesse índice o golpe do “regular”, ou seja, a inclusão dos entrevistados que optam por essa avaliação, para elevar o positivo. Não. Os 61,9% incluem apenas quem considera o governador ótimo (28,4%) e bom (33,5%).

São números espetaculares. Acima, inclusive, dos ostentados por Caiado em qualquer momento do seu primeiro mandato. Acaso acrescentados os pontos atribuídos ao “regular” (23,6%), o governador escalaria os 85,5% de opiniões no mínimo condescendentes com a sua pessoa e com a sua administração. E isso avalizado pela empresa de pesquisas de maior credibilidade em toda a história de Goiás.

Por trás desses percentuais, há um universo a analisar. Nenhum governante é perfeito, mas Caiado tem méritos. Sua principal diferença em relação aos seus antecessores é a responsabilidade. Do ponto de vista fiscal, consertou o Estado, hoje gastando menos do arrecadado, a cada mês. Em vez de obras, priorizou as áreas de maior interesse para a população: Saúde, Educação e Segurança. Só que agora, no segundo mandato, tem dinheiro em caixa para construir hospitais, escolas, rodovias e o que mais quiser. Está à vontade.

O Popular recebeu mal a pesquisa. A coluna Giro distorceu a notícia, promovendo uma confusa salada de algarismos para sugerir que a aprovação caiu. Não é verdade. Subiu. O levantamento do Serpes é taxativo, resistente a qualquer tipo de desonestidade na sua interpretação. Caiado, para desconsolo da turma do contra, está bem. Bem, não. Muito bem.

Afora as conquistas do governo, a ausência de oposição ajuda o governador. Os adversários não sabem o que dizer. Um exemplo é o ex-governador Marconi Perillo. Do alto da sua experiência de quatro mandatos no Palácio das Esmeraldas, o tucano poderia apresentar uma visão alternativa de gestão. Não o faz e se reduz a ataques raivosos, sem perceber o quanto se apequena. Anotem, leitoras e leitores, o mais importante: Caiado tem espaço para melhorar ainda mais.