Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

24 abr

Fenômeno de popularidade: pesquisas mostram Caiado com aprovação entre 60 e 70%

Três pesquisas recentes trouxeram notícias positivas para o governador Ronaldo Caiado, ao apurar quocientes que mostram uma aprovação entre 60 e 70%. Aliás, para ser preciso, até mais: entre 61,9 e 72%.

Os índices são dos institutos Serpes, Real Data Big Time e Percent (este último de Uberaba). Todos os três com credibilidade alta, um (Serpes) e os demais pouco acima da média (Real Time e Percent).

Ainda no início do segundo mandato, Caiado surpreende pelo seu nível de popularidade. Na vitória em 2º turno, no ano passado, a “pesquisa” das urnas deu a ele um beneplácito de 51,81%. De lá para cá, decorridos apenas cinco meses, a aceitação geral do governador cresceu e cresceu expressivamente.

Equivale a dizer que, segundo o Serpes, Real Data e Percent, em torno de oito entre 10 goianas e goianos estão satisfeitos e concordam com o desempenho de Caiado. Uma margem raramente vista em outros momentos da história política e administrativa do Estado (talvez somente Iris Rezende em seu 1º mandato de governador).

Um detalhe importa e muito nesses três levantamentos: em Goiânia, tradicional colégio eleitoral de oposição ao Palácio das Esmeraldas, os dados são os mesmos. Ou seja: Caiado está na faixa de 70% de aprovação. Em 2022, chegou a 44% dos votos, um percentual já elevado. Agora, disparou. Provavelmente, desfrutará da condição de eleitor qualificado na disputa pela prefeitura no ano vindouro. Seu apoio será decisivo para a definição do próximo prefeito da capital.

Goste-se ou não do governador, não há como contestar esse cenário. Não se briga com números. Retratam a opinião pública estadual no momento em que as pesquisas são produzidas, mas fornecem uma base consistente para as projeções sobre o futuro próximo. A depender de mais algumas circunstâncias, quem Caiado apoiar será o próximo ocupante da cadeira número um do Paço Municipal.