RENOVAÇÃO GERACIONAL DA POLÍTICA EM GOIÁS CHEGA COM DANIEL CONSAGRADO EM 1º TURNO

O governador Daniel Vilela (MDB) foi reeleito neste domingo, 4 de outubro, para mais um mandato, com mais de 58% dos votos válidos – em uma consagradora vitória no 1º turno (os números finais ainda não estavam publicados pelo TRE-GO às 20 horas deste domingo, 4 de outubro).
Apoiado incondicionalmente pelo ex-governador Ronaldo Caiado, que chegou a 88% de aprovação no final da sua gestão, Daniel Vilela representa uma das maiores renovações geracionais da história de Goiás: ele tem apenas 42 anos de idade, embora com uma consistente trajetória política que começou como vereador em Goiânia, passou pela Assembleia Legislativa, subiu à Câmara dos Deputados (onde chegou a presidir a mais importante comissão da Casa, a de Constituição e Justiça), disputou o Palácio das Esmeraldas em 2018, foi eleito vice-governador de Caiado em 2022 e agora alcança o pódio máximo do Estado.
Desde o final do ano passado, Daniel sempre aparecia em crescimento nas pesquisas dos institutos de credibilidade, até que, nos meses recentes, começou despontar como candidato com fortes possibilidades de liquidar a fatura sem necessidade de 2º turno, o que se configurou em definitivo com a divulgação do levantamento do instituto Quaest, na noite sábado, no qual cravou 57% das intenções de voto. Esse percentual acabou maior ainda nas urnas.