Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

16 nov

Jânio Darrot conversa dentro da base governista para viabilizar o seu nome

Em um movimento que demonstra habilidade política, o ex-prefeito de Trindade, ex-deputado estadual e empresário Jânio Darrot promove conversas dentro da base do governador Ronaldo Caiado para viabilizar a aceitação do seu nome como candidato a prefeito de Goiânia. A agenda inclui nomes emblemáticos como o da filha de Iris Rezende, Ana Paula, praticamente indicada para vice na chapa de Jânio, o do presidente da Assembleia Bruno Peixoto (único nome a rivalizar com Jânio na candidatura, mas convocado para permanecer no comando do Legislativo para garantir a governabilidade do 2º mandato de Caiado), o do deputado federal José Nelto e o do presidente estadual do PP Alexandre Baldy, dentre outros.

O objetivo é não só estabelecer relações, até agora tênues, entre o potencial candidato e as forças integrantes do arco de sustentação do governador, como também garantir a continuidade sem abalos da plataforma formada pelos poderosos partidos hoje à sombra do Palácio das Esmeraldas. Parece ser uma jogada segura e bem conduzida. Com avalistas como Caiado e o vice Daniel Vilela, fica fácil para Darrot trafegar pela ampla avenida pavimentada para o lançamento e a consolidação da sua candidatura ao Paço Municipal. Não há sinais de sobressaltos.

 

LEIA TAMBÉM

Desenho preliminar aponta para a melhor disputa pela prefeitura na história de Goiânia

Sem marca própria, Marden Jr. aposta em obra estadual para ganhar mais um mandato

Com 44% dos votos em 2022, Caiado é o principal cabo eleitoral em Goiânia

 

Mais: a essa altura dos acontecimentos, tudo aponta para a certeza de que Jânio será mesmo o representante da aliança governista na corrida eleitoral em Goiânia, provavelmente pelo União Brasil para, principalmente, permitir uma alternância de siglas com Ana Paula Rezende e o MDB na vice-prefeitura. Um arranjo cômodo, ao “legalizar” uma ligação histórica com as goianienses e os goianienses através da incorporação do legado de Iris Rezende.

O cenário para 2024 na capital, portanto, está praticamente desenhado, como já dito aqui neste blog: Jânio Darrot, pela base; Adriana Accorsi, pelo PT; Vanderlan Cardoso, pelo PSD; e Gustavo Gayer, pelo PL. Haverá outros concorrentes, mas sem chances, em princípio. Desses quatro, dois sairão para o inevitável 2º turno e um ganhará o direito de se sentar na cadeira número um do alto do Park Lozandes.