Fenômeno político de 2023 em Goiás foi a ascensão de Bruno Peixoto

Um balanço dos acontecimentos de 2023 na política em Goiás revela que nenhum fato foi superior, em repercussão geral, do que a ascensão do deputado estadual Bruno Peixoto (UNIÃO BRASIL) ao palco central das decisões que importam para o futuro do Estado. Reeleito em 2022 como o mais votado, Bruno conquistou com habilidade incomum a presidência da Assembleia Legislativa com o apoio unânime dos integrantes da Casa e rapidamente cresceu como polo de poder e candidato a prefeito de Goiânia, saindo com uma velocidade incomum de uma baixa pontuação nas pesquisas para figurar entre os três primeiros colocados já no fim do ano.
Um fenômeno que chama atenção, portanto. O deputado é jovem e se insere no processo de reoxigenação etária que começa a se impor em Goiás e terá seu auge na sucessão de 2026, a ser disputada pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB), com 43 anos, e provavelmente pelo senador Wilder Morais (PL), então com 57 anos. Se candidato ao Paço Municipal, Bruno terá 50 anos. Ou seja: a mudança geracional vem aí, depois da época de ouro marcada pela predominância dos políticos já maduros, como Iris Rezende, Maguito Vilela e o próprio governador Ronaldo Caiado.
LEIA TAMBÉM
O que difere Bruno Peixoto dos seus antecessores na Assembleia
Base da alta popularidade de Caiado desloca-se para o sucesso na economia
Bruno Peixoto ganha impulso com “sinal verde” de Caiado para tocar a candidatura
Bruno Peixoto encarna uma lista de vantagens comparativas a favor do seu nome para protagonizar o que vem pelos próximos anos no cenário regional, mas merece destaque uma constatação: ele se fez por si próprio. Sim, tem um sobrenome que identifica uma família atuante na política, tradicional até. Começou humildemente como vereador e abriu caminho passo a passo com a sua capacidade de articulação até chegar a um cargo tão crucial como o de comandante maior da Assembleia. Nas suas mãos, o Legislativo transformou-se em uma máquina azeitada e evoluiu para um nível de influência jamais visto antes. A inauguração da sede no Park Lozandes, construída pelo antecessor Lissauer Vieira, contribuiu para simbolizar o realocamento espacial e o empoderamento do Parlamento em Goiás – tudo resumido na presença saliente do presidente que assumiu junto com a inauguração do arquitetonicamente impactante prédio.
Como em 2023 não houve novidades interessantes quanto aos políticos com mais frequência no noticiário estadual, apareceram os mesmos de sempre, em suas posições habituais. Nesse paradão, Bruno Peixoto foi e é a única manchete de peso e expressão, em especial pela capacidade de condicionar as próximas eleições, sejam as de 2024 sejam as de 2026, com um dos principais atores. Veio, viu e já se pode dizer que venceu, ao assegurar-se cercado de grandes expectativas.