Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

08 dez

Bruno Peixoto ganha impulso com “sinal verde” de Caiado para tocar a candidatura

A candidatura do presidente da Assembleia Bruno Peixoto a prefeito de Goiânia está cada vez mais consolidada e irreversível. Em mais um passo positivo, Bruno acaba de dar um salto à frente com o “sinal verde” que ganhou do governador Ronaldo Caiado, após um período de especulações em que se acreditou que Caiado teria preferência pela permanência do presidente da Assembleia exatamente na posição de poder onde já está, pelos próximos anos, como fiador da governabilidade – aliás, muito bem-sucedido – do Palácio das Esmeraldas.

É um avanço e tanto. As suspeitas e desconfianças parecem definitivamente superadas com as declarações de Caiado. “Bruno é um menino querido meu”, disse com carinho o governador, acrescentando: “Ele tem toda a independência de agir. Não cabe a mim cercear esse direito”, resumiu. E nem seria preciso mais. E menos ainda prejudica ou se insinua alguma dificuldade com a datação das conversações finais para fevereiro de 2022. Esse é um detalhe apenas formal, sem importância real, porque a mensagem foi clara: Caiado aceitou, enfim, como legítimas a movimentação e as articulações de Bruno Peixoto na direção de uma candidatura ao Paço Municipal, hoje em alta nas pesquisas, variando entre 12 e 15% das intenções de voto, conforme o instituto. Melhor, impossível.

 

LEIA AINDA

Vantagem extra da candidatura de Bruno Peixoto é esvaziar Vanderlan

Candidatura de Jânio Darrot está morta

Indefinição de candidaturas beneficia Adriana Accorsi

 

Se já estava à vontade e desembaraçado por conta própria como pré-candidato em Goiânia, o deputado tem agora uma larga avenida aberta à sua frente. Pode e deve deslanchar, aprofundando as suas virtudes e méritos como hipótese redonda para representar no maior colégio de votos do Estado a aliança partidária liderada por Caiado e pelo União Brasil, na qual o vice Daniel Vilela ocupa uma espécie de cargo operacional de lugar tenente, à testa do MDB. São legendas poderosas, ainda que não estivessem no comando administrativo do Estado. Bruno, para completar o seu leque de vantagens, tem a sua própria máquina, como chefe do Poder Legislativo. No conjunto, é muita força política a se reunir para uma campanha com potencial para tragar os adversários, pelo menos em termos de visibilidade – a partir inclusive do direito à maior fatia do horário de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão.

A sorte está lançada. A cada dia, mais se desenha o cenário do páreo eleitoral do ano que vem na capital. A deputada federal Adriana Accorsi, corre com pressa. Bruno já vinha acelerado e deve automaticamente aumentar a velocidade, com a injeção de ânimo recebida de Caiado. Isso é bom. Está na hora de priorizar o planejamento para começar a discutir as propostas iniciais e conferir o que há de interessante para o futuro das goianienses e os goianienses. Essa é uma linha de concorrência saudável e promete assegurar, para 2024, uma das melhores disputas pela prefeitura da história de Goiânia.