O incrível recorde de Caiado na aprovação do seu governo: 86%
A notícia acabou de sair do forno, nesta quinta, 11, quente e fresca: segundo pesquisa divulgada pelos institutos Genial/Quaest, produzida em parceria, o governador Ronaldo Caiado é aprovado por 86% das goianas e dos goianos e desaprovado por apenas 12%. A gestão foi considerada positiva por 70% e regular para 22%. Meros outros 6% classificam como negativa.
Trata-se de uma façanha, nunca vista antes em Goiás. Nenhum governador passou jamais sequer perto desses números. Caiado já cravou 87% de aprovação em um outro levantamento, mas não de tamanha credibilidade quanto a Genial/Quaest. Na mesma rodada, os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Paraná também foram avaliados, não por coincidência todos, cotados para a sucessão presidencial de 2026. Tarcísio Freitas (SP) saiu-se com 62% positivos e 29% negativos; Romeu Zema (MG), com 62% a favor e 31% contra; e Ratinho Jr. (PR) fechou com 79% de aprovação e 17% de reprovação.
LEIA AINDA
Com 44% dos votos em 2022, Caiado é o principal cabo eleitoral em Goiânia
Base da alta popularidade de Caiado desloca-se para o sucesso na economia
Os fatores que deram a Caiado o título de melhor governador do país
Caiado, portanto, confirma a condição de governador mais bem visto e apreciado do país. Disparou, em especial pelo embalo da segurança pública – considerada satisfatória, conforme a Genial/Quaest, por 69% do público ouvido pela apuração. Caiado vai bem na totalidade dos quesitos investigados: na Educação, é aprovado por 67%; em Geração de Emprego e Renda, 62%; Habitação, 59%; Infraestrutura e Mobilidade, 55%; e Saúde (53%). Não há como negar: são índices espetaculares, claro, preocupantes para a oposição estadual ao consolidar no curto prazo uma indiscutível capacidade de influência sobre o voto nas eleições municipais deste ano. Também, injetando mais tração nas cogitações da imprensa nacional sobre as possibilidades presidenciais de Caiado.
Dado a tratar com mais projeção as pesquisas que, no passado, atestavam a rejeição popular desse ou daquele governante, O Popular surpreendentemente deu em manchete, no seu site, a pesquisa Genial-Quaest, ilustrada pela foto replicada também nesta nota, trabalho do excelente profissional Fábio Lima. O jornal poderia, editorialmente falando, ter optado por uma imagem de Caiado ostentando um sorriso aberto, “comemorando” os seus resultados populares, merecidamente. Mas a escolha parece ter sido mais conveniente, ao trazer o governador com o semblante sério, mas não preocupado, com ar de quem sabe o que faz. Bom para um político consagrado de olho na presidência da República daqui a menos de três anos.
Dados técnicos – A Genial/Quaest entrevistou 1.127 eleitores goianos com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril. Os dados foram coletados por entrevista presencial por meio de aplicação de questionários estruturados. A margem de erro é de 2,9 pontos porcentuais. O nível de confiança é de 95%.