Aprovação elevada abre caminho para Caiado quebrar o tabu em Goiânia
Mais uma vez, uma pesquisa confirma a elevada popularidade do governador Ronaldo Caiado, dessa vez o 1º levantamento publicado pelo Serpes sobre a disputa pela prefeitura de Goiânia. Um dos itens foi a avaliação do presidente da República, governador e prefeito. Caiado, como sempre, bateu acima de 72% de ótimo e bom, Lula reafirmou a sua baixa penetração entre o eleitorado da capital e Rogério Cruz repetiu o seu fraquíssimo desempenho, tornando-se em definitivo um candidato inviável à sua própria sucessão.
Caiado é o dado que importa. O governador mostrou cacife para quebrar o tabu da hostilidade das goianienses e dos goianienses com os inquilinos do Palácio das Esmeraldas, seja quem for. Goiânia é oposicionista desde priscas eleições. Candidato governista não tem chance na maior e mais densa cidade do Estado. Iris Rezende, Maguito Vilela e Marconi Perillo perderam todas, em mais de 40 anos de pleitos sucessivos para a prefeitura. Ocorre que nenhum desses governantes alcançou uma aprovação tão espetacular quanto a de Caiado, na capital.
LEIA AINDA
O que revela a 1ª pesquisa Serpes deste ano em Goiânia
Sob impulso de Caiado, Mabel dá sinais de viabilidade
O incrível recorde de Caiado na aprovação do seu governo: 86%
Quando os institutos de pesquisa fazem a pergunta objetiva aos seus entrevistados – O sr(a) aprova ou desaprova o governador Ronaldo Caiado -, o percentual de respostas positivas explode e vai a 86%. Isso porque a maioria daqueles a atribuir conceito regular a Caiado, face a esse questionamento assertivo, evoluem para engrossar os quesitos ótimo e bom. Os 72% apurados pelo Serpes saltam para os 86% aferidos por institutos como o Atlas/Intel e o Paraná Pesquisas.
Caiado é um sucesso e seus adversários, os poucos ainda a ser encontrados por aí, como o ex-governador Marconi Perillo, estacam-se desorientados. Marconi grava vídeos no Instagram balbuciando que o governo é ruim. Não é. Ou nove dentre cada 10 habitantes da terra do pequi estariam enganados? O ex-governador sabe muito bem: Caiado rompeu os paradigmas, e tem, sim, muitas obras entregues e a entregar, no entanto, preferiu colocar a sua gestão a serviço direto das cidadãs e dos cidadãos oferecendo melhor Saúde, Educação aprimorada e a mais fabulosa cereja capaz de coroar um bolo administrativo, qual seja uma segurança pública perto da perfeição. Goiás é o Estado mais seguro do Brasil e isso, para a sociedade, não tem preço. Entregas? Essa é a maior de todas.
Em 70 e poucos dias, as urnas dirão se o eleitorado de Goiânia ouviu ou não o governador consagrado pelas pesquisas. As expectativas são as melhores: na pesquisa Serpes, Sandro Mabel largou entre o pelotão da frente. Beirou a margem de erro ao roçar os 20% de Vanderlan Cardoso e dos 19% de Adriana Accorsi. Mabel bateu os 14,8%. Surpresa – e das grandes. Sinal inequívoco de que Caiado pode fazer o prefeito de Goiânia. Parênteses para a análise do cientista político e professor universitário Guilherme Carvalho, em O Popular: “Se eles continuarem com o slogan ‘Caiado é Mabel, Mabel é Caiado’, isso pode dar muito certo, porque o melhor cabo eleitoral no momento em Goiás é o governador — melhor que Lula e Bolsonaro, pela boa avaliação. Se o Caiado entrar em jogo realmente como um cabo eleitoral, eu acho muito difícil derrotar o Mabel”.
É sério. E Caiado já entrou no jogo, de corpo e alma. Aparece todo dia ao lado de Mabel. As redes sociais são inundadas por vídeos e imagens com eles lado a lado e o governador deixando sempre claro que o seu candidato é esse. O mesmo, a propósito, acontece em relação a Aparecida, onde o governador assumiu a responsabilidade pela indicação de Leandro Vilela como o representante da base governista. A aposta é alta. Vale repetir a conclusão do professor Guilherme Carvalho: “Se o Caiado entrar em jogo realmente como um cabo eleitoral, eu acho muito difícil derrotar o Mabel”. Falou e disse. E Leandro Vilela idem em Aparecida. Seria uma façanha, do ponto de vista político. Mas próxima de virar realidade.