Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

06 jun

Sob impulso de Caiado, Mabel dá sinais de viabilidade

Ainda com muitos preferindo se reportar ao seu suposto perfil gerencial, em razão da sua carreira como empresário bem-sucedido, o fato é que a maior virtude do representante da base aliada do Palácio das Esmeraldas em Goiânia Sandro Mabel (UNIÃO BRASIL) é o apoio do governador Ronaldo Caiado. As possibilidades de Mabel nesta eleição, portanto, derivam quase unicamente da resposta do eleitorado da capital à recomendação de Caiado para que acolham, nas urnas, o nome do seu candidato.

E sinais de que isso pode acontecer já começaram a aparecer. Uma pesquisa do instituto fundado pelo Jornal Opção revela, pela primeira vez, que o “rosquinha” (ele mesmo contou sem constrangimento algum que o ex-presidente Jair Bolsonaro costuma assim chamá-lo) tem viabilidade na corrida pelo Paço Municipal: com quase 10% das intenções de voto, Mabel já conquistou um número igual à metade dos percentuais dos adversários Adriana Accorsi (PT), Vanderlan Cardoso (PSD) e Gustavo Gayer (PL) – esses empatados tecnicamente na casa dos 20%. Não precisa mais nada para se concluir: sim, a influência de Caiado já começa a se apresentar, atraindo para Mabel a simpatia das goianienses e dos goianienses, entre os quais o governador desfruta da aprovação recorde de 86% e inegavelmente de uma simpatia simplesmente extraordinária.

O próprio Mabel, em seu favor, mais atrapalhou do que ajudou até agora. Mas parece estar se encaixando, tendo desligado a usina de besteiras que botou para funcionar a partir do instante em que Caiado colocou a mão na sua cabeça. Anda mais humilde. Pensa mais antes de abrir a boca. Como é um político de longa carreira, possui obviamente a experiência necessária para saber como se comportar, dominando os seus instintos naturais de arrogância e soberba. É fácil. Basta replicar, na política, como Sócrates modestamente fazia na filosofia: “Só sei que nada sei”, atitude de resto aconselhável a qualquer postulante a cargos eletivos. E aguardar o autêntico tesouro de votos que Caiado tem para depositar no colo dele.

 

LEIA TAMBÉM

O incrível recorde de Caiado na aprovação do seu governo: 86%

Caiado é o parâmetro que Mabel deveria seguir, bastaria isso

Gestão ou polarização? Esses 2 filtros, combinados, decidirão em Goiânia

 

Mabel, na campanha, será empurrado por Caiado e pela maior conjunção de forças da política estadual, no momento. É um exército respeitável em tamanho e poder. Generais conhecidos por vencer seguidas batalhas nunca escondem o segredo da vitória: menos estratégias fantasiosas e mais homens e armas que o inimigo. Superioridade numérica esmagadora, enfim. Significa que a eleição está redonda para o Sandro, desde que não atrapalhe as suas próprias chances e não cometa erros graves nos próximos cento e poucos dias daqui até a data do pleito, a 6 de outubro. A pesquisa do Jornal Opção é um indicativo importante de que o trono do alto do Park Lozandes está ao alcance do “rosquinha”.