Campanha de Alcides desce a nível nunca visto antes em Goiás
Como não esperava a derrota no 1º turno, depois de insanamente ignorar todos os sinais emitidos pelas pesquisas publicadas na reta final das urnas, a campanha do candidato do PL a prefeito de Aparecida Professor Alcides entrou, no 2º turno, em modo desespero. As redes sociais e os programas de rádio e televisão do Professor perderam a compostura e partiram para a agressão descabelada e raivosa contra o adversário da coligação MDB-UNIÃO BRASIL Leandro Vilela. Não funcionou.
As pesquisas continuam chegando e apontando para a vitória de Vilela nas urnas de domingo, 27, com uma folga de 20 pontos de vantagem – e crescendo. Alcides, na verdade, incorreu em mais um erro: candidato que perde o 1º turno e entra no 2º turno multiplicando ataques – de baixíssimo nível, ainda por cima – geralmente é visto pelo eleitorado apenas como alguém desesperado disposto a cometer qualquer desatino, em especial mentir, para tentar a reversão da sua difícil situação. A rejeição só aumenta. E rejeição, no 2º, turno, como se sabe, inapelavelmente vira votos contra.
LEIA MAIS
Caiado avança para conquistar a tríplice coroa: Goiânia, Aparecida e Anápolis
Agressividade é o erro final de Alcides e garante a Vilela a vitória no 2º turno
1º turno: Alcides cai nas pesquisas, mas não reage nem muda estratégia
É possível perder uma eleição mantendo a dignidade e a integridade moral. Não é o caso do Professor aloprado, que errou drasticamente no 1º turno ao deixar de comparecer a entrevistas, sabatinas e debates, abrindo mão de um precioso espaço para apresentar as suas propostas e se defender das críticas. No 2º turno, resolveu atender aos convites e colocou a cara a torto e a direito, mas disparando uma incrível coleção de besteiras, a exemplo do “viaduto aéreo” que prometeu para Aparecida. Assistindo-se a tudo isso, é de se perguntar: a estratégia de não ir aos veículos de comunicação, no 1º turno, não teria sido acertada ao poupar o candidato do PL de desgastes maiores?
A última semana da campanha do 2º turno trouxe um espetáculo deprimente, protagonizado pela campanha de Alcides. E à toa, porque não vai adiantar nada: o resultado das urnas do domingo vindouro já está contratado e não se alterará pelo ferro e fogo lançado contra Vilela. O candidato do PL entrou até bem na campanha, liderando as pesquisas desde muito tempo atrás e chegando relativamente perto de um triunfo no 1º turno, porém desandou e vai sair queimado e com a pureza de um pau de galinheiro, totalmente comprometido para viabilizar eleições futuras – pois, agora, ele é o “vilão” número um de Aparecida, o empresário em situação pré-falimentar prestes a perder até o prédio-sede da sua universidade, o rei das dívidas tributárias em todos os níveis, inclusive face a prefeitura que sonhou administrar. E com a sua marca de “agressor de mulheres” intacta e consolidada. Vai ser difícil se levantar da derrota que vem aí.