Informações, análises e comentários do jornalista
José Luiz Bittencourt sobre política, cultura e economia

01 out

Inacreditável: Alcides cai nas pesquisas, mas não reage nem muda estratégia

Todas as pesquisas sobre o cenário eleitoral em Aparecida – atenção, leitoras e leitores: todas – apontam para uma queda do candidato do PL a prefeito Professor Alcides nas intenções de voto, algo natural e inevitável diante dos equívocos em série da sua campanha e do forte proselitismo do seu principal adversário, o representante da base governista Leandro Vilela. Mesmo nos raros levantamentos com Alcides ainda ocupando a liderança, seus pontos percentuais desceram para uma margem muito pequena em relação a Vilela. Fato consumado: houve uma reviravolta em Aparecida. Era inelutável.

 

LEIA MAIS

Virada de Leandro Vilela em Aparecida é fato consumado

Atlas/Intel traz péssima notícia para Alcides: a reviravolta em Aparecida

O estranho caso do candidato que é ocultado pela própria comunicação

 

Acuado, Alcides não se incomoda e segue dormindo em berço esplêndido. Não mudou em nada a estratégia antiga que o manteve por meses e meses no 1º lugar, recusando-se a dar entrevistas, responder a sabatinas ou participar de debates, não aparecendo nem mesmo no mais importante, o promovido pela TV Anhanguera, o dito Professor não reage, parecendo acreditar que mesmo em meio a um cataclisma de proporções ele encontrará o caminho para o paraíso.

O cataclisma é o que foi provocado pela artilharia intensa disparada 24 horas por dia contra Alcides, expondo as mazelas da sua vida pregressa. Não sobrou pedra sobre pedra. Professor agride mulheres, está envolvido em processos por corrupção, está com a Polícia Federal nos calcanhares por mandar distribuir combustível grátis para engrossar a carreata da semana passada com Jair Bolsonaro, não paga contas banais como impostos municipais em Aparecida e tem dívidas milionárias em execução judicial, tudo fartamente documentado. Nas redes sociais e na televisão, as aparecidenses e os aparecidenses são lembrados desses malfeitos a cada minuto, criando um ambiente de terra arrasada em volta de um Alcides que não explica nem esclarece nada.

Na esteira do monumental desgaste de Alcides, um 2º turno já está garantido em Aparecida. Detalhe: nas simulações produzidas pelos institutos de pesquisas, Vilela aparece como o vencedor. Mas, hoje, despontou até mesmo a possibilidade de fatura liquidada no 1º turno. É daqui para ali: Vilela está ampliando a diferença a seu favor. O candidato de Caiado e Mendanha está em trajetória de alta nitidamente não esgotada, enquanto seu oponente desce a ladeira em silêncio servil diante dos fatos. Era mais do que previsível, principalmente sob o impacto da conjunção formada pelos astros favoráveis ao candidato do MDB-UNIÃO BRASIL. No QG de Alcides, todos estão mergulhados no sono dos que se imaginam justos, porém o domingo 6 de outubro vem aí. Pode ser a hora para um despertar súbito e… trágico.