Campanha de Mabel fala pouco em Caiado, erro que pode ser fatal
Este blog conferiu mais de 10 vídeos com discursos do candidato a prefeito de Goiânia pela base governista Sandro Mabel e pode afirmar: Mabel não faz referências ao seu principal apoiador, o governador Ronaldo Caiado. Nas redes sociais, em cerca de 100 postagens, apenas cinco incluem imagens de Caiado, sem, no entanto, fixar a ideia de que o aval do governador é um trunfo de importância para o Sandro, como, de fato, é.
Certo, todo candidato precisa reafirmar a sua independência e autonomia. Quase sempre, as eleitoras e os eleitores rejeitam quem não tem vida própria e se agarra a eventuais padrinhos. Quase sempre, mas… não sempre. Postes ganhando eleições estão por lado. Está comprovado e basta ler os livros do sociólogo Alberto Carlos Almeida sobre centenas de eleições brasileiras, para entender que um Chefe de Executivo bem aprovado – seja presidente, governador ou prefeito – exerce uma enorme influência sobre a decisão de voto, mais ainda quanto a mandatos majoritários.
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Um resumo de tudo o que Mabel falou, até agora, mostra uma predominância da autolouvação como gestor qualificado, “treinado” por 52 anos como gerenciador de empresas. Ele garante que sabe como fazer e jura que resolverá rápido qualquer problema ou desafio relacionado com as condições de vida e o futuro de Goiânia. Atenção: com potencial para ser verdade, dada a sua experiência, que é real. Mas, convenhamos, quando alguém se derrama em considerações positivas sobre a sua própria pessoa, já paira no ar alguma desconfiança. E é sabido que o triunfo no mundo dos negócios é um atributo válido, porém restrito ao setor privado, lógico. Na política e na administração pública, não significa automaticamente que o mesmo êxito vai se replicar, dadas as diferentes condicionantes.
Caiado, com o seu espetacular desempenho nas pesquisas entre 75% e 86% de aprovação pelo Estado afora, inclusive na capital, dispõe de muito mais credenciais para vestir em Mabel o figurino de candidato bem-preparado para comandar o Paço Municipal. Caiado já está diplomado como um condutor bem-sucedido de um governo, já mostrou serviço. O Sandro, não. Ou melhor, também tem na cabeça uma coroa de louros, mas somente como empreendedor, um perfil, a propósito, que ele compartilha – e com isso perdendo força – com o senador Vanderlan Cardoso. Se a campanha de Mabel tivesse juízo, estaria batendo incansavelmente na tecla de “Caiado é Mabel, Mabel é Caiado”, aproveitando a vantagem óbvia depositada nas suas mãos, ou seja, o apoio de Caiado. Não esgotar esse crédito eleitoral até as últimas consequências é um erro de uma infantilidade incompatível com o nível de profissionalismo a que a campanha de Mabel se propõe.
Por que as goianienses e os goianienses não estão ouvindo 24 horas por dia que “Caiado é Mabel, Mabel é Caiado”? Por que o próprio candidato não se esmera em reproduzir esse mote no começo, meio e fim de tudo o que sai da sua boca? A resposta é simples: deve ser porque o candidato se acha maior que o seu fiador. Não é defeito ser milionário, mas quem o é não costuma enxergar ninguém acima. É por isso que Mabel gasta toda a sua saliva proclamando ser tão bom, mas tão bom, que não necessita a recorrer a nenhuma outra força, senão a sua própria, procurando se firmar sobre características que não são dele exclusivamente (lembrando novamente Vanderlan) como justificativa para se tornar prefeito de Goiânia. Mas é a ligação com Caiado que carrega esse poder e esse significado.
Sozinho, Mabel nem teria sido lançado. Caiado o buscou e ele teve o senso de oportunidade adequado para topar a candidatura. Para ter chances de escalação no inevitável 2º turno a caminho e de chegar à vitória final, o candidato do UNIÃO BRASIL nem precisa extrapolar no marketing ou recorrer à criatividade para chamar visibilidade. Basta lembrar, de todas as formas e em todos os momentos, que é apoiado por Caiado, que tem a confiança de Caiado. O resto é acessório. Esse é o predicado que distingue Mabel de todos os seus adversários. Um cientista político diplomado na UFG, Guilherme Carvalho(foto acima), em entrevista a O Popular, chegou até a definir a fórmula: “Se eles continuarem com o slogan ‘Caiado é Mabel, Mabel é Caiado’, isso pode dar muito certo, porque o melhor cabo eleitoral no momento em Goiás é o governador – melhor que Lula e Bolsonaro, pela boa avaliação de seu governo”. Simples assim.